top of page
Dirigindo no interior

Roteiros e Distancias

Para te ajudar a aproveitar ao máximo sua visita, preparamos um pequeno resumo com as distâncias do nosso local até alguns pontos turísticos, praias e cachoeiras. Aqui voce encontra varias dicas, isso te ajudará a montar um roteiro, maximizando seu tempo facilitando o seu planejamento e garantindo que você não perca nada do que a Costa Verde tem a oferecer.

 
 

prainha2.webp

Praia mais proxima

O bairro leva seu nome, PRAINHA DE MAMBUCABA também conhecida como PRAIA DO SOSSEGO.

São aproximadamente 15 minutos andando, 1,3km.

A água é própria para banho, translucida e de temperatura agradável (não é gelada).

Bem estruturada, possui quiosques com banheiro, cadeiras e guarda sol.

Com sorte, você consegue deixar o carro na rua gratuitamente, as vagas são poucas, mas é possível. Estacionamentos privados também funcionam no local.

Centro Comercial Local

Parque Mambucaba, Perequê 6KM

​Grandes supermercasdos, Bancos, Lojas em geral.

image.png

Vila Residencial de Mambucaba e Praia do Coqueiro

Muitos pensam que a Vila Residencial de Mambucaba pertence a Angra dos Reis, mas na verdade ela é o primeiro bairro de Paraty. Conhecida por ser o conjunto habitacional dos funcionários da Eletronuclear, a vila possui a maior praia de Paraty, com aproximadamente 3,5 km de extensão.

Caminhando por lá, você pode até se sentir em um bairro norte-americano, com suas casas padronizadas, sem cercas com jardins gramados. A praia conta com calçadão e ciclovia, perfeitos para caminhadas e passeios de bicicleta.

Em uma de suas extremidades, é possível ter acesso à charmosa Praia do Coqueiro.

image.png
image.png
cabana.jpg
Taritubinha ou
''Praia da Cabana''

Praia harmoniosa e pouco conhecida devido seu acesso um pouco escondido apesar da entrada ser na BR101. Para acessar essa Praia é preciso uma pequena trilha, No final da praia tem uma charmosa cabana. 

Na baixa temporada ela é praticamente deserta.

Distancia: 3,7KM aproximadamente 5 minutos

saogoncalo.jpg
Praia de São Gonçalo

Como prêmio Travellers 2024 da Tripadvisor considerando a Praia de São Gonçalo uma das melhores praias de Paraty. Com facil acesso de carro pela BR101,a praia em si é bem extensa e bonita, mas o que mais vale a pena é optar por um dos barcos que faz traslado para as ilhas próximas, como a Ilha do Cedro ou a Ilha do Pelado, que são maravilhosas.

Distancia: 9KM aproximadamente 10 minutos

Praia de São Gonçalinho

O acesso pode ser feito por uma trilha de aproximadamente 10 minutos a partir da Praia de São Gonçalo ou por carro. É conhecida por suas águas calmas e cristalinas, cercadas pela Mata Atlântica, oferecendo um ambiente tranquilo para relaxar e desfrutar da natureza. De São Gonçalinho, é possível fazer travessias de barco para outras ilhas e praias próximas, como a Ilha do Cedro e a Ilha do Peladinho.

 

Distancia: 7 km

Aproximadamente 9 minutos de carro do nosso local

pelado2.avif

Ilha do Pelado

O embarque para ilha pode ser feito pela Praia de São Gonçalinho ou pela Praia de São Gonçalo

Distancia: 8km

Tempo da casa ate o local de embarque

9 minutos de carro

aproximadamente R$50,00 (ida e volta)

Centro Historico

Patrimônio Mundial da UNESCO e Tombado pelo IPHAN em 2019, o centro histórico de Paraty é um verdadeiro tesouro arquitetônico que te transporta no tempo. Suas construções impecáveis, datadas dos séculos XVII e XVIII, preservam a beleza e a história da época colonial.

Ao caminhar pelas ruas de paralelepípedos originais, o famoso "pé de moleque", você sentirá a autenticidade de um passado glorioso. Admire as igrejas históricas e os casarões coloniais que se destacam pela sua impecável preservação e beleza arquitetônica. O final da tarde é o momento ideal para desfrutar do passeio, estendendo-se até a noite, quando o centro histórico ganha um charme ainda mais especial.

Durante as fases de lua cheia e lua nova, as águas invadem as ruas da parte baixa do centro histórico fenômeno único conhecido como "maré de sizígia", transformando Paraty na "Veneza Brasileira", a melhor época para testemunhar esse espetáculo é entre os meses de maio e agosto.

A Igreja de Santa Rita é um dos símbolos mais emblemáticos de Paraty, este cartão postal icônico abriga o Museu de Arte Sacra, onde você poderá apreciar valiosas obras e conhecer mais sobre a história religiosa da região.

A Praça da Matriz é o ponto de encontro e palco dos principais eventos da cidade. Mesmo fora da alta temporada, a praça está sempre vibrante, cercada por ambulantes, bares e restaurantes que oferecem um ambiente acolhedor e animado.

Use calçados confortáveis, pois o calçamento de pedras pode ser irregular.

Não se esqueça de chapéu e protetor solar, especialmente em dias ensolarados.

Distancia: 40km

Aproximadamente 35 minutos de carro do nosso local

Rua de pedras em Paraty

Cachoeira do Tobogã
e

Alambique Engenho 

Esta cachoeira é uma das mais visitadas de Paraty, e é ponto de parada da maioria dos Jeeps que levam os turistas para conhecer as cachoeiras e alambiques de Paraty. Seu principal atrativo é a grande pedra lisa por onde corre o fluxo de água, formando um grande tobogã até cair em uma piscina natural.

Em Frente a entrada da cachoeira tem um alambique aberto a visitação. A degustação e entrada sao gratuitos e os produdos sao vendidos no local. O local é conhecido por sua cachaça de alta qualidade e pela experiência de conhecer a produção artesanal.

Você consegue fazer os dois passeios parando o carro em um só lugar 

image.png
image.png

 D'Ouro

Aldeia Indigina Pataxo.

image.png
image.png
image.png

A Aldeia Pataxó Hã-Hã-Hãe, situada em Paraty, é um verdadeiro refúgio onde se conservam hábitos, costumes e tradições semelhantes aos da etnia Tupinambá. A região é um tesouro natural, com florestas preservadas, córregos de águas límpidas, a Praia do Iriri e a Cachoeira do Iriri.

A chegada da comunidade a Paraty, em 2016, marcou um capítulo importante, embora o plano inicial, em 2005, fosse ocupar uma área em Angra dos Reis.

A implantação da aldeia em Paraty não apenas consolidou sua presença, como também evitou a construção de um resort que ameaçava destruir boa parte da natureza virgem do local.

Atualmente, a população indígena na aldeia é de 62 pessoas.

É possível conhecer o local gratuitamente. No entanto, os indígenas também recebem grupos de visitantes para um passeio guiado com duração de cerca de duas horas. Para essa experiência mais aprofundada, é necessário agendar o dia, roteiro e combinar o preço diretamente com a comunidade.

No local é possivel comprar artesanatos indiginas.

 

Distancia: 11 km

Aproximadamente 12 minutos de carro ate o estacionamento, de lá você consegue realizar os 3 passeios.

Praia do Iriri

image.png

Cahoeira do Iriri

image.png
bottom of page